Câmara Municipal de Coronel Fabriciano

Você sabia? Brasília foi fundada em 1960, na Região Centro-Oeste.

Comitiva busca em Brasília solução para ponte e investimentos em CF

por ACS/CMCF

29/06/2017 16:13

Entre os pleitos apresentados pela comitiva de parlamentares está a necessidade de investimentos no trevo principal da cidade

Comitiva de parlamentares foi recebida pelos Ministros Eliseu Padilha e Antônio Imbassahy

BRASÍLIA – O Presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, Leandro Xingó, o Xingozinho (PSD), e os também vereadores Adriano Martins (PPS) e Luciano Lugão (PROS) se reuniram na manhã desta quinta-feira (29), no Palácio do Planalto, em Brasília, com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo do país, Antônio Imbassahy. Na ocasião, os parlamentares, acompanhados do deputado federal Domingos Sávio (PSDB), solicitaram, entre outros pleitos, a liberação do recurso, já cadastrado no Ministério da Integração, para a reconstrução da antiga ponte que interliga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, bem como a execução de alças viárias no local.

“A partir da nossa interlocução aqui em Brasília com os dois ministros, que são os mais influentes do Governo, o Ministro Antônio Imbassahy se comprometeu a trabalhar na desburocratização e, consequente destinação do referido recurso, para que tão logo seja realizada a obra da ponte que interliga Coronel Fabriciano e Timóteo. Para as outras demandas, pleiteamos a liberação de mais de R$ 32 milhões em recursos direta e indiretamente ligados à nossa cidade, ou seja, tivemos uma agenda altamente positiva. Mais uma vez, o Poder Legislativo Municipal, por meio da união de forças políticas e sem coloração partidária, faz a sua parte em favor de Coronel Fabriciano”, enfatizou o Presidente Xingozinho.

A via de acesso entre os dois municípios foi inicialmente interditada no dia 08 de novembro de 2012 e, no ano seguinte, mais precisamente em março, passou a operar com restrições, liberada parcialmente para o tráfego de veículos leves, com o estrangulamento ao centro da pista – modelo “New Jersey”.

“Consideramos a legitimidade dos pleitos, principalmente por se tratar de uma importante Região Metropolitana de Minas Gerais e do país. Não mediremos esforços na busca pelo atendimento a essas demandas”, frisou o Ministro Imbassahy.

“Essa questão da antiga ponte entre Fabriciano e Timóteo vem se arrastando como uma novela antiga, mas nós estamos trabalhando com firmeza para transformar esse anseio em realidade para a população do Vale do Aço, além de outras necessidades de investimentos em Fabriciano que também encaminhamos aqui em Brasília”, salientou Domingos Sávio.

Trevo principal

Ministro Imbassahy avaliou como legítimos os pleitos de Coronel Fabriciano, que totalizam investimentos de mais de R$ 32 milhões

Ministro Imbassahy avaliou como legítimos os pleitos de Coronel Fabriciano

A comitiva de vereadores fabricianenses e o deputado Domingos Sávio também pleitearam a liberação de outros investimentos de infraestrutura para a cidade. Entre eles, a necessidade de criação de uma alça viária e elevação do principal viaduto da cidade, no trevo da Avenida Tancredo Neves. A obra está estimada em R$ 18 milhões. “O acesso, um dos mais importantes do nosso município, interliga a região central e o Melo Viana, o que inclui o Distrito Industrial de Coronel Fabriciano. O atendimento ao nosso pleito resultará em expressivo desenvolvimento para a nossa cidade, principalmente a partir do ganho que teremos com a mobilidade urbana”, avaliou o Presidente Xingozinho.

Estrada da Amizade

Os parlamentares solicitaram investimento estimado em R$ 2,7 milhões para a pavimentação, drenagem e sinalização da Estrada da Amizade, que interliga o Bairro São Vicente, em Coronel Fabriciano, ao Bairro Bom Jardim, de Ipatinga. “Essa medida permitirá o escoamento do fluxo entre os dois municípios, além de importante mobilidade urbana, atendendo assim a uma demanda regional”, destacou o Presidente Xingozinho.

Magalhães Pinto

Outro pleito encaminhado pelos vereadores e pelo deputado Domingos Sávio aos ministros trata da obra de complementação de drenagem profunda na Avenida Magalhães Pinto, Melo Viana, por meio de investimentos na ordem de R$ 950 mil.

Estrada do Cocais

O Presidente Xingozinho, os vereadores Adriano Martins e Luciano Lugão, e o deputado Domingos Sávio também apresentaram a necessidade de investimentos para a pavimentação e drenagem da Estrada do Cocais dos Arrudas, avaliados em R$ 6,1 milhões.

Reforma

Os parlamentares pleitearam a liberação de recursos, na ordem de R$ 1,6 milhão, para a reforma do prédio da antiga Fundação, no Bairro Bom Jesus, que visa abrigar as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social do Município, o que reduzirá, aos cofres públicos, gastos com locação de imóveis onde as três pastas estão instaladas.

Cartão Reforma

Por fim, Xingozinho, Adriano Martins, Luciano Lugão e Domingos Sávio solicitaram dos dois ministros a implantação do Programa Cartão Reforma, para aplicação às comunidades do Bairro Vila São Francisco – conhecido como Morro do Tomate – e da localidade popularmente conhecida como Prainha, na região central de Coronel Fabriciano.

Programa do Governo Federal, o Cartão Reforma fornece auxílio em dinheiro, na forma de crédito, para famílias de baixa renda que têm a necessidade de realizar reformas em suas residências. Atualmente, 98 casas na Prainha e 450 imóveis no Morro do Tomate estão cadastrados para o recebimento do benefício, num total de quase R$ 2,8 milhões em investimentos previstos.

Final do corpo do documento e conteúdo da página